FT Report Press Release Banner - Financial Times Report Press Release
Nova Iorque - julho 2023

Kingsley Gate revela que a tomada de decisões é a peça que falta na contratação de executivos

Novo estudo revela que 63% dos executivos seniores se demitiram ou consideraram demitir-se devido à frustração com a tomada de decisões organizacionais

Nova Iorque - 17 de julho de 2023 - Kingsley Gate, uma empresa líder mundial, apoiada por capitais privados empresa de pesquisa de executivos, apresentou hoje "Más decisões: Porque é que as empresas falham o fator mais importante na contratação de executivos"um novo relatório que examina o processo de tomada de decisões como uma perspetiva crítica e demasiadas vezes negligenciada para identificar, integrar e capacitar os talentos de liderança.

Apesar do papel essencial que a tomada de decisões desempenha na contratação de executivos seniores, um inquérito encomendado pela Kingsley Gate e realizado pela FT Longitude do Financial Times Group em maio e junho de 2023, revela que um número surpreendente de 25% de executivos seniores não discutiu explicitamente o tema da tomada de decisões antes de assumir o seu atual cargo de liderança sénior. No entanto, os candidatos que discutiram a tomada de decisões têm 1,4 vezes mais probabilidades de estarem satisfeitos, não só com os elementos de tomada de decisões da sua função, mas também com o seu trabalho em geral, em comparação com os que não o fizeram. Os executivos insatisfeitos são propensos a suportar os custos das suas organizações de várias formas.

As conclusões do relatório revelam que a contratação de líderes é o principal método para aumentar a eficácia da tomada de decisões. Os inquiridos citaram a liderança da empresa como o fator mais influente na melhoria do processo de tomada de decisões da sua organização, seguido de perto pela introdução de novos funcionários na mistura. Estes factores centrados nas pessoas foram classificados como mais importantes do que a tecnologia, os processos, as ferramentas de análise de dados e até mesmo o impacto pessoal e auto-relatado dos executivos seniores.

"As organizações devem afastar-se da abordagem superficial padrão para questionar os candidatos sobre a tomada de decisões", afirma Umesh Ramakrishnan, diretor executivo da Kingsley Gate. "Aprofundar os momentos significativos de escolha dos candidatos irá revelar se um potencial contratado pode melhorar a tomada de decisões de uma organização. Nunca vi esse nível de entrevista para um novo candidato".

A FT Longitude contactou 400 executivos seniores de 13 indústrias e cinco países nas Américas, Europa e Ásia-Pacífico.

Outras conclusões importantes incluem:

• Os quadros superiores que não discutiram a tomada de decisões antes de assumirem as suas funções actuais estão 30% menos satisfeitos com os seus empregos actuais em geral e 54% menos satisfeitos com a eficácia da tomada de decisões nas suas empresas.
  • Para além de se demitirem devido à insatisfação com a forma como as decisões eram tomadas na empresa, um número igualmente elevado de executivos referiu demitir-se ou considerar demitir-se devido ao facto de não se sentirem capacitados para tomar boas decisões.
  • Os executivos de topo que estão satisfeitos com a eficácia da tomada de decisões na sua organização têm 3,6 vezes mais probabilidades de declarar satisfação profissional global, em comparação com os que não estão satisfeitos com a tomada de decisões. Esta estatística é relativamente parecida com a forma como outros elementos contribuem para a satisfação dos empregados, como a remuneração e os benefícios, a cultura do local de trabalho e o crescimento na carreira.
  • Apenas 36% dos executivos seniores afirmam que o seu estilo pessoal de tomada de decisões está de acordo com o estilo da sua organização.

O relatório da Kingsley Gate apresenta várias aprendizagens importantes para as organizações. Em primeiro lugar, a tomada de decisão não deve ser apenas um elemento do processo de recrutamento, mas deve desempenhar um papel central na contratação de executivos seniores. Esta abordagem aumenta a probabilidade de os executivos seniores se sentirem satisfeitos com os seus cargos em geral e com o processo de tomada de decisão e as capacidades da sua organização.

Depois de estabelecer uma lista de candidatos que possuem as qualificações certas para um cargo, as organizações devem avaliar os estilos de tomada de decisão dos candidatos para garantir o alinhamento com o estilo organizacional. Isto é essencial para a retenção, permitindo que os executivos seniores prosperem e melhorando a tomada de decisões de uma organização.

No entanto, uma "boa adequação" não significa necessariamente que um candidato imite na perfeição os estilos de tomada de decisão existentes. Pelo contrário, esse indivíduo pode colmatar o fosso entre a cultura atual de uma organização e o que esta pretende ser amanhã, facilitando o progresso. Isto implica respeitar e desafiar o status quo da tomada de decisões. Claramente, não existe um "modelo único" quando se trata de tomar decisões, e isto deve ser lembrado pelas equipas internas de aquisição de talentos e pelas empresas de pesquisa de executivos quando constroem equipas de liderança.

A incorporação da tomada de decisões nas avaliações de desempenho, nas sessões de lições aprendidas e noutras etapas de reflexão contribuiria para uma "espiral ascendente virtuosa" que melhora a tomada de decisões tanto a nível individual como organizacional.

Clique nesta ligação para descarregar "Más decisões: Porque é que as empresas falham o fator mais importante na contratação de executivos".

Sobre Kingsley Gate
A Kingsley Gate é uma empresa líder mundial de pesquisa de executivos, apoiada por capitais privados, que coloca a tomada de decisões no centro da sua abordagem à identificação, avaliação e seleção de líderes executivos. A Kingsley Gate tem ajudado milhares de organizações de todos os sectores, funções e geografias a contratar decisores eficazes e de grande impacto.

Com sede em Nova Iorque, os consultores da empresa ajudaram mais de 1.700 organizações clientes a contratar e integrar com sucesso milhares de executivos com poder de decisão em todos os sectores, funções e mercados.

Desde 2022, a empresa tem sido apoiada pela empresa de capital privado Crescent Cove Partners LP. Para mais informações, consultar www.KingsleyGate.com.

Justin Goldstein
Imprensa Registar comunicações